Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

Hábitos saudáveis podem prevenir ataques cardíacos

Especialista explica como acautelar doenças coronarianas através da alimentação

Em 2016, 17 milhões de pessoas foram vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Na última terça-feira, dia 13, Bebeto de Freitas, diretor de administração e controle do Atlético, passou mal e sofreu uma parada cardíaca. O gestor do Galo faleceu, mesmo após receber atendimento da equipe médica do time.

A morte repentina de Bebeto trouxe à tona uma discussão antiga: “como prevenir diariamente problemas cardíacos?”. Especialistas afirmam que a maioria das ocorrências decorrentes de problemas coronarianos, poderiam ser evitados com medidas simples adotadas no dia-a-dia, como adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividade física. “Dietas com baixas concentrações de sódio e açúcares ajudam a evitar doenças”, afirma o médico e nutrólogo Lucas Penchel.

Quando os maus hábitos alimentares se unem com o estresse do dia-a-dia e o sedentarismo, as chances de ter um problema cardíaco aumentam consideravelmente. Pessoas com circunferência abdominal muito alta (homem maior ou igual 102, mulher 88), índice de massa corporal (IMC) elevado, pessoas que não dormem bem ou pouco, irritadas, estressadas, fumantes, que consomem produtos ricos em gordura hidrogenadas (trans) e saturadas têm que tomar maior cuidado, pois estão na zona de risco para sofrer com problemas coronarianos. Como os males do coração costumam ser silenciosos, a possibilidade de descobrir o grau da enfermidade avançado é maior.

“O check up geral, a avaliação laboratorial para investigar deficiência de vitaminas, minerais e hormônios fundamentais para a saúde humana e o acompanhamento com profissionais da nutrologia e nutrição são de fundamental importância. Já que o melhor tratamento para uma doença é a precaução. Nós conseguimos a prevenção de qualquer comorbidade, inclusive a cardiológica, através dos hábitos saudáveis. Pois seguir apenas um plano alimentar não previne ou protege um indivíduo, mas a atividade física regularmente ou, pelo menos, 150 minutos por semana é o mínimo que a pessoa pode fazer para prevenir qualquer doença cardiovascular”, pondera Lucas.

O médico explica que uma dieta com redução de açúcares e gordura animal auxilia no controle do colesterol. O que ajuda na redução das possibilidades de problemas coronários, já que os males cardíacos estão diretamente relacionados ao colesterol. O principal alimento amigo do peito, segundo pesquisas, é o peixe. Por conta da sua alta carga de ômega 3 – ácido graxo que promove limpeza nas artérias – o alimento aumenta o HDL e reduz o LDL.

Lucas reafirma a importância de levar uma vida com hábitos saudáveis, como forma de precaver problemas futuros. “Prevenir é sempre o melhor caminho para tentar controlar possíveis problemas. Portanto, se, através da alimentação, podemos evitar ao máximo disfunções, esse será o caminho mais prático”, garante.

FONTE:http://www.segs.com.br/saude/107857-habitos-saudaveis-podem-prevenir-ataques-cardiacos

 

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Notícias

20 de março de 2018

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas