Refluxo Gastro-esofágico – RGE

Exame realizado geralmente em conjunto com Pesquisa de Aspiração Pulmonar

Preparo:

* Adultos e crianças maiores:

– Jejum mínimo de 4 horas.

– Trazer 500ml de um suco acido ou leite (puro, com café, achocolatado, batida, etc.) ou iogurte líquido.

* Crianças que usam mamadeira ou lactentes:

– suspender a última mamadeira (pois a criança deve estar com fome no momento do exame) e trazer 2 mamadeiras, 1 com leite da forma que a criança toma habitualmente em casa (de preferência não engrossado) e 1 vazia.

* Crianças que só mamam no peito

A mãe deve esgotar previamente aproximadamente 10ml e trazê-lo para misturar com o radiofármaco.

Obs.: Trazer exames anteriores relacionados (ecografia, ressonância magnética, cintilografia, tomografia computadorizada, etc.).

 

Como e feito o exame:

O paciente bebe o leite (ou suco) misturado com uma pequena quantidade de radiofármaco (coloide ou DTPA marcados com tecnécio-99m), que não modifica o sabor do leite e não dá qualquer reação.

As imagens são realizadas após a ingestão do leite durante aproximadamente 30 minutos. Durante o exame o paciente deve ficar deitado, podendo ser necessário restringir a movimentação de crianças com um lençol ou faixa. O equipamento não é completamente fechado e não encosta sobre o paciente.

Quando solicitada a pesquisa de aspiração pulmonar, o paciente deve retornar após 6 horas, para uma imagem adicional de curta duração (cerca de 10 minutos) da região do tórax.

Onde realizar:

 
 
 
Área Restrita: ADMIN | EMAIL | COLABORADOR | PESQUISA DE CLIMA